Muito tem se falado na responsabilidade socioambiental das Organizações e perante a sociedade como um todo. A preocupação com o planeta, com a sustentabilidade, com os valores morais e sociais vem surgindo a cada dia e são freqüentes em organizações de todos os tamanhos e natureza.

Diante da importância do uso racional do nosso planeta, são necessárias ações junto à educação, ao mercado, as empresas e principalmente à comunidade.
A comunidade tem um importante papel no Desenvolvimento Sustentável de sua região, sendo responsável socialmente pelo meio ambiente local.
A questão Fundamental é que o consumidor raramente pensa antes do ato do consumo. Mas isso vem mudando. Algumas pesquisas do Akatu vêm mostrando isso. Consumo Consciente é, em poucas palavras, o consumo com consciência de seu impacto e voltado para a sustentabilidade. Os consumidores conscientes buscam o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade. (INSTITUTO AKATU).
O que está ocorrendo é mais do que uma resposta ás pressões sociais e econômicas, visto que, nos dias atuais, o papel dos consumidores é de grande relevância no mercado. Ser socialmente responsável deixou de ser uma qualidade das organizações passando a ser obrigação de todos: Organizações, colaboradores e principalmente, os consumidores.
Os consumidores comprometidos são conscientes de seu ato de consumo. Isso significa que, no mínimo, antes de comprar eles consideram alguma questão que não esteja relacionada diretamente ao preço ou a qualidade do produto.(TRIGUEIRO, 2005).
Por Juliana Gusmão
Nenhum comentário:
Postar um comentário