Nas ultimas décadas o mercado de negócios vem passando por
transformações rápidas, frequentes e violentas. Uma delas é a
globalização, o forte crescimento da concorrencia internacional. A outra
é o avanço tecnológico, e a tecnologia da informação, todos os dias são
oferecidos aos consumidores novos produtos, super sofisticados, que
propositalmente tem um menor tempo de vida útil, e que até pouco tempo
pareciam ipossíveis de serem produzidos. Essas mudanças trouxeram com
elas a necessidade das empresasa adaptar-se aos novos consumidores, cada
vez mais informados e exigentes. Essa adaptação deve ser feita de forma
bem planejada e condizente com as necessidades e possibilidades da
organização.
Com o crescimento das turbulências ambientais e de mercado, o planejamento estratégico
corporativo acabou aproximando-se acentuadamente das ferramentas de marketing, levando as
estratégias de marketing a serem muitas vezes confundidas com as estratégias gerais do planejamento
estratégico (ANDERSON; VINCZE, 2000).
corporativo acabou aproximando-se acentuadamente das ferramentas de marketing, levando as
estratégias de marketing a serem muitas vezes confundidas com as estratégias gerais do planejamento
estratégico (ANDERSON; VINCZE, 2000).
Segundo Philip Kotler,(colocar dados do livro) o processo de
marketing consiste no estudo detalhado das oportunidades abertas pelo
mercado o desenvolvimento de estratégias consistentes e capazes de
enfrentar as adversidades do mercado, um planejamento de programas
concretos e praticáveis observando cada passo que deverá ser dado e a
administração do esforço de marketing que tem como meta analisar, de que
forma as empresas organizam, implementam, avaliam e contrrolam suas
atividades de marketing.
O plano de marketing é uma das peças mais importantes dentro de um processo de marketing, ele é desenvolvido a partir da necessidade da empresa de colocar no mercado um novo produto/serviço ou expandí-lo. Visando, sempre, o aumento e solidificação de determinado produto ou serviço no mercado.
O plano de marketing é uma das peças mais importantes dentro de um processo de marketing, ele é desenvolvido a partir da necessidade da empresa de colocar no mercado um novo produto/serviço ou expandí-lo. Visando, sempre, o aumento e solidificação de determinado produto ou serviço no mercado.
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