O Administrador na Rede!

Criei esse blog para partilhar com vocês um pouco do universo do administrador. Espero ajudar, criar, discutir, inovar e renovar as minhas idéias e projetos. Fazendo desse espaço, um espaço coletivo, que visa beneficiar a todos, principalmente estudantes e profissionais de ADMINISTRAÇÃO.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Responsabilidade Social Empresarial


     As empresas são as principais responsáveis pelo esgotamento e pelas alterações ocorridas nos  recursos naturais, de onde  obtêm insumos que serão utilizados para obtenção de bens  que serão  utilizados pelas pessoas. No entanto, o papel de vilãs do meio ambiente que vêm desempenhando as empresas, tem sua razão de ser, pois são poucas, proporcionalmente, aquelas que se preocupam  e tornam mais eficientes ecologicamente os seus processos produtivos, como demonstram os dados estatísticos nacionais e mundiais. (DIAS, p.44)

    No século XIX, com a revolução industrial, o crescimento descontrolado das industrias provocou diversos problemas ambientais como : desflorestamentos, contaminação, poluição entre outros. As empresas foram então taxadas de vilãs do meio ambiente.
   
    Para Reinaldo Dias, quando se explora um meio ambiente, que é um bem comum, buscando o benefício privado, podem ser causados diversos impactos ambientais que afetam negativamente o bem-estar de outras pessoas que não tem relação com quem os gera.
    A parte mais significativa da pressão exercida pelo meio social é efetuada pelos consumidores e a sociedade como um todo, colocando exigências sobre os produtos e os processos de produção.
    O renomado FRIEDMAN (1963), defende a idéia de que a única responsabilidade das empresas é dar tanto lucro quanto possível aos seus proprietários.
    Já DAFT,(1999) diz que a Responsabilidade Social de uma empresa deve considerar também os relacionamentos com todas as partes interessadas ligadas a organização e ao ambiente ao qual pertence (Teoria do Stakeholder). Ser responsável perante a sociedade engloba uma série de compromissos da empresa com toda a sua cadeia de negócios.
   
    Dado este cenário é fundamental que as empresas elaborem um plano e o executem através de uma Administração com Responsabilidade Social, que pode ser entendida como a ferramenta que a empresa utiliza a fim de atender as expectativas da sociedade, respeitando a lei, a ética, as pessoas, a comunidade e principalmente o meio ambiente.
   
Nas sociedades, de modo geral, cresce a cultura de que a qualidade de vida é um valor essencial do ser humano, e isto inclui um relacionamento harmonioso com a natureza. As comunidades locais onde estão localizadas as unidades empresariais cada vez mais se tornam importantes atores em relação aos problemas de contaminação e degradação do meio ambiente, pois são as primeiras que sofrem  as conseqüências da poluição. (DIAS , p.49).
   
    Para Anna Karina Lessa(2009), a Responsabilidade Social, então, pode ser considerada um compromisso da empresa com a sociedade, voltando sua preocupação não apenas para os lucros e crescimento próprio, mas também para as questões , éticas, sociais e ambientais.    ‘

    A Responsabilidade Social Empresarial passou a ser identificada pelas empresas como atributo diferencial de competitividade, ou sustentabilidade empresarial, na medida em que aumentaram as evidencias de que a sociedade e o mercado ético, transparente e solidário das empresas. São evidencias desse processo:  o crescimento da Responsabilidade Social Empresarial no marketing e na propaganda das empresas, a mudança de atitude empresarial, o esforço voltado para  a internacionalização  desses novos conceitos na cultura da empresa e no desenvolvimento das novas competências requeridas, e a crescente movimentação de empresas líderes em diversos  setores da economia no sentido  de promover incorporação de critérios de Responsabilidade Social Empresarial nos relacionamentos comerciais em suas respectivas  cadeias de valor (INSTITUTO ETHOS, 2006).
    O instituto Ethos é uma organização não governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma sustentável e justa. Através de movimentos ligados a Responsabilidade Social Empresarial, este instituto desenvolve um papel muito importante influenciando o mercado atual e seus atores stakeholderes nas políticas e práticas em prol do meio ambiente.
    Acredita-se que quando uma Organizaçao se relaciona com todos os grupos de interesse (stakeholders) que fazem parte do seu ambiente de atuação de forma ética, tende a existir a congruência entre suas ações , seus valores, suas políticas, sua cultura e sua visao estratégica. (Anaa Karina Lessa, 2009, p.43)   
A partir do envolvimento da humanidade com a questão ambiental, bem como das empresas serem vistas como vilãs da sociedade, responsáveis pelo processo de degradação do ambiente natural. Considerando-as somente como unidades produtivas, isoladas do contexto social, pode até ser que haja uma razão para assim denominá-las vilãs. No entanto, as empresas devem ser analisadas no  contexto social em que se encontram, como unidades de fornecimento de produtos e serviços dos quais as pessoas necessitam e dependem para viver.
Vendo sob este prisma, a responsabilidade social das empresas permanece, só que deve ser compartilhada pela sociedade como um todo que consome seus produtos e, mais , julga-os extremamente necessários para a sua sobrevivência. Deste modo, a responsabilidade pela poluição do planeta não pode esta localizada num só agente determinado;em conseqüência, a sociedade como um todo é que deve assumir o problema como seu,sendo que cada um cumpre um papel para enfrentá-lo, maior ou menor, segundo cada caso.  Há um leque de problemas, que vão da degradação das áreas naturais, passando por todos os tipos de poluição, destinação final de resíduos e muitos outros que remetem diretamente a responsabilidade empresarial. No entanto, todo processo industrial é criado e executado pelo homem, para satisfazer as necessidades dos homens. Sendo um dos principais responsáveis pelos problemas ambientais. O setor empresarial esta sendo solicitado a assumir as maiores responsabilidades quando se trata da manutenção da qualidade de vida do indivíduo. (DIAS, 2010, p. 70).
Em função desse quadro é que aumenta a responsabilidade social empresarial, não só para atender as exigências legais, voluntárias ou filantrópicas, mas, principalmente, estabelecendo-se como unidades integradas numa perspectiva de sustentabilidade e garantia do futuro da existência.



Por Juliana Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário